terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Rescaldo

Em relaçao a consulta do dentista da semana passada, as novidades nao sao as mais empolgantes...
Ta complicada a situaçao.
O meu dentista nao gosta dos meus sisos e quer tira los porque diz que estao a prejudicar os outros dentes...
Resumindo, agora é que vou sofrer.
Entretanto mandou me fazer uma ortopantomografia para ver melhor...
Quinta de manha vou faze la as 10h...
Entretanto se nao for antes boas entradas a todos os que me visitam...
Beijinho enorme...
Kitty



O que é : A ortopantomografia, ou RX pnorâmico, é um dos exames radiológicos extra-orais para avaliação dentária. Trata-se de um diagnóstico, fundamental em medicina dentária. Este exame permite obter informações sobre o segmento inferior da face, abaixo da base das órbitas.
Para que serve : Este exame permite vavaliar dentes ausentes, estádio de erupção dentária (avaliação do desenvolvimento dos gérmens dentários dos dentes permanentes), determinação da idade do paciente, detecção atempada da existência de anomalias dentárias, agenésia (falta de dentes), linhas de fracturas ósseas, existência de terceiros molares (dentes de siso) e a sua posição nos maxilares, avaliação da massa óssea existente, existência de restaurações e/ou de próteses dentárias, morflogia do côndilo, etc..
Como de realiza : Trata-se de um exame radiográfico. É realizado com um aparelho apropriado que se designa de ortopantomógrafo. O doente é colocado na posiçaõ adequada, não se devendo mexer durante a execução do exame. Posteriormente, o foco de emissão de raios X move-se em torno do doente e a nível das arcadas dentárias.
Preparação especial : Naõ se trata dum exame invasivo e, como tal, não é doloroso. Deve ser utilizado o avental de chumbo em mulheres grávidas. Devem ser retirados todos os objectos metálicos passíveis de aparecer na radiografia (brincos, "piercings").
Complicções : Desconhecem-se complicações.

1 comentário:

  1. Eu já tirei 2 sisos e não me custou nada de nada...tive uma boa experiência.

    Obrigado pelos parabéns :)

    Bom 2010

    ResponderEliminar