quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vulcão/Islândia: Nuvem de cinzas atinge Portugal

A nuvem de cinzas vulcânicas que tem provocado o cancelamento de voos na Europa, entrou no espaço aéreo português. Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), a nuvem de fumo foi localizada na parte mais nordeste da região de Informação de Voo (FIR) de Santa Maria, nos Açores.

"Na sequência da actividade do vulcão Eyjafjallajökull e segundo a última informação recebida do Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) de Londres, às 6 horas locais de hoje, parte da pluma de cinzas vulcânicas já se encontra sobre o espaço aéreo português, designadamente na parte mais nordeste da região de Informação de Voo (FIR) de Santa Maria", lê-se numa nota divulgada pelo IM.

Ainda segundo a nota, para as horas seguintes, até à 1 hora local do dia 6, prevê-se ainda a continuação de um ligeiro deslocamento para sudoeste, sobre a FIR oceânica de Santa Maria.
Desde o passado dia 21 de Março que se tem registado actividade no vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, estando neste momento a pluma de cinzas em altitude a afectar a rota de alguns aviões, provocando problemas em muitos aeroportos. (vídeo)

Sem comentários:

Enviar um comentário