sábado, 25 de abril de 2009

Feriado (Ao sabado)


Pois é…
Hoje é feriado…
Grande coisa…
Um feriado ao fim de semana (é mesmo a brincar com os portugueses que se levantam todos os dias cedo para irem trabalhar. E ainda falta tanto para as férias)…
Bem , mas hoje como é feriado e é, merece destaque no meu blog o motivo do feriado.
Pois bem… Hoje faz hoje 35 anos que somos livres, que temos liberdade de expressão (apesar de as vezes sermos criticados até pelo que dizemos, pelo que vestimos, pelo que lemos etc, mas pronto.), que podemos votar, que não somos condenados…
Mas… como se sucedeu o 25 de Abril?
Para não ser um post muito “chato” vou resumir em poucas palavras.
Deste modo:
A chamada Revolução dos Cravos é o nome dado ao
golpe de estado militar[1] que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo - que cederam perante a revolta das forças armadas - o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
Actualmente, o 25 de Abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudo nos estratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos, nas facções extremas do espectro político e nas pessoas politicamente mais empenhadas. A análise que se segue refere-se apenas às divisões entre estes estratos sociais.
Existem actualmente dois pontos de vista dominantes na sociedade portuguesa em relação ao
25 de Abril.
Quase todos reconhecem, de uma forma ou de outra, que o
25 de Abril representou um grande salto no desenvolvimento político-social do país. Mas as pessoas mais à esquerda do espectro político tendem a pensar que o espírito inicial da revolução se perdeu. O PCP lamenta que a revolução não tenha ido mais longe e que muitas das conquistas da revolução se foram perdendo.
De uma forma geral, ambos os lados lamentam a forma como a
descolonização foi feita, enquanto, que as pessoas mais à direita lamentam as nacionalizações feitas no periodo imediato ao 25 de Abril de 1974 que condicionaram sobremaneira o crescimento de uma economia já então fraca.
Espero que tenham gostado…
Amanhã volto com um novo post…
Beijinhos.
Kitty



Sem comentários:

Enviar um comentário